Bairros das zonas Norte, Oeste e Baixada terão aumento na conta de água

A partir de 2025 a conta de água vai aumentar no estado do Rio de Janeiro. Desde o início de dezembro entrou em vigor um reajuste autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa), órgão do Governo do Estadual, que vai encarecer o acesso ao recurso básico.

O menor índice autorizado foi de 9,83%, para os consumidores da Zona Sul da capital, região com maior poder aquisitivo. Esse valor representa mais que o dobro da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,87% nos últimos 12 meses. Já os moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste vão arcar com 14,28%, maior percentual registrado.

Bairros do Centro e da Zona Norte do Rio, além de outros oito municípios da Baixada Fluminense, terão aumento de 12,77%. Na região da Barra e Jacarepaguá, também na capital, além de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no centro-sul do estado fluminense, o reajuste vai ser de mais 11,49%.

A medida foi anunciada após o governador Cláudio Castro (PL) assinar um termo de conciliação com a concessionária Águas do Rio, no qual prevê aumentos na tarifa para compensar possíveis erros no edital de licitação do serviço.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom