Brasileira Michaela Fregonese surfa onda considerada como a maior de uma mulher em Jaws

A brasileira Michaela Fregonese surfou no último domingo (22) uma onda que tem sido apontada como a maior já encarada por uma mulher em Jaws, no Havaí. A paranaense de 43 anos, frequentadora do tradicional pico havaiano e indicada ao Big Wave Awards – o “Oscar das ondas grandes” – justamente por uma bomba surfada no local em 2019, brilhou em um dos paredões mais impressionantes do dia no maior swell do local nos últimos 20 anos.
A onda de Michaela, que começou no bodyboard aos 12 anos de idade e aos 16 adotou a pranchinha, foi uma das maiores de um dia em que o mar chegou a 70 pés, cerca de 21 metros. Na etapa das ondas grandes, recordes só são validados após um longo processo de análise, com base em fotos e vídeos da performance do surfista. A estatura do atleta é usada como escala para determinação da altura da onda e as maiores de toda a temporada são premiadas no Big Wave Award, cerimônia anual da World Surf League (WSL).
“É uma onda muito difícil de fazer. Já desci ondas gigantes em Nazaré, mas essa é muito mais difícil pois é fundo de coral. Então o tamanho da onda, junto com a energia do swell, criaram bombas muito sinistras, fazendo com que muitos caiam no meio da onda”, disse Michaela.
Créditos da imagem: Reprodução Youtube
Escrito por: Rafael Ajooz