Estátua descoberta em escavação de templo antigo no Egito pode retratar Cleópatra

Arqueólogos descobriram um busto de mármore branco sob a parede de um templo em Taposiris Magna, uma antiga cidade egípcia, que pode retratar a famosa rainha Cleópatra. A estátua mostra uma mulher usando uma coroa, e a equipe acredita que seja a última governante da dinastia ptolomaica, que viveu de 69 a 30 a.C.

Além do busto feminino, os pesquisadores encontraram fragmentos de outra estátua, moedas com a imagem de Cleópatra e vários artefatos, incluindo lâmpadas a óleo e um anel de bronze. Todos os itens estavam localizados próximos uns dos outros, possivelmente em um depósito enterrado antes da construção de uma estrutura importante no templo.

No entanto, a teoria de que o busto represente Cleópatra ainda é debatida entre os cientistas. Alguns pesquisadores acreditam que a estátua pode retratar outra mulher real, já que o estilo da arte seria mais recente que a época de Cleópatra, e durante a dinastia ptolomaica, os faraós eram representados de maneira egípcia, não romana. Novos estudos deverão ser feitos para esclarecer a identidade da figura.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Ministry of Tourism and Antiquities/Facebook/Reprodução