Bares e restaurantes da Região Metropolitana e dos Lagos entram no alerta vermelho econômico, diz pesquisa

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Leste Fluminense) revelou dados preocupantes sobre a situação econômica do setor de alimentação fora de casa na Região Metropolitana e dos Lagos. O levantamento mostrou que, em outubro deste ano, 66% dos estabelecimentos operaram sem lucro, sendo que 27% registraram prejuízo e 39% apenas equilibraram as contas.

O presidente da Abrasel Leste Fluminense, Sandro Pietrobelli, destacou a gravidade dos números e a necessidade de apoio ao setor.

“Os resultados reforçam a urgência de políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios, incentivem o turismo, reduzam a carga tributária e promovam maior segurança pública. Atrair grandes corporações para a região também pode criar um cenário mais favorável ao empreendedorismo”, afirmou Pietrobelli.

Apesar do crescimento do delivery — utilizado por 72% dos estabelecimentos —, outros fatores limitam o desempenho financeiro das empresas. Segundo a pesquisa, 45% dos empresários não conseguiram reajustar os preços em 2023, e 49% dos reajustes ficaram abaixo da inflação, dificultando o enfrentamento do aumento de custos.

Além do delivery, outros modelos de venda também são explorados: 53% dos estabelecimentos oferecem a opção de retirada (take away), enquanto 92% mantêm o consumo no local.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil