Educação do RJ é reconhecida com selo de compromisso nacional pela alfabetização infantil
Um dia cheio de reconhecimento pelo trabalho realizado na educação do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (17), aconteceu no Teatro Cesgranrio, localizado no Rio Comprido, região central do Rio, a entrega do Selo Compromisso Nacional pela Alfabetização Infantil. O prêmio é concedido às secretarias de Educação municipais, estaduais e distritais que se sobressaíram na alfabetização de crianças no Brasil. Vários municípios do Rio de Janeiro receberam reconhecimento pelo seu desempenho, sendo 37 agraciados com o Selo Ouro, 20 com o Selo Prata e outros 11 com o Selo Bronze.
“Há muito tempo nosso estado não participava efetivamente das políticas em relação ao desenvolvimento da educação. Queremos agora olhar para o futuro e fazer dessa jornada um desafio constante, de conhecimento e muita cumplicidade. Alfabetizar é complexo e, às vezes, doloroso. Mas deve ser feito com amor e dedicação. Esse é o compromisso” destacou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.
O propósito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é assegurar a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o término do segundo ano do Ensino Fundamental. O objetivo do MEC é orientar os esforços do MEC para a alfabetização precoce e a recomposição da alfabetização nos primeiros anos, através da organização de um sistema de colaboração e responsabilidade entre a União, os estados e os municípios. Isso inclui a definição de metas de resultado de alfabetização com monitoramento e supervisão; estratégias de suporte técnico e financeiro da União para aprimorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, fornecimento de materiais complementares para alunos e professores, sistemas de avaliação da alfabetização, estratégias formativas e diretrizes curriculares.
“Essa ação levou centenas de pessoas a refletirem sobre quais são os melhores caminhos para a alfabetização no nosso estado, ao lado de cada município, pensando nas suas especificidades, os seus cuidados, as suas histórias de formação. O selo é a consagração de tudo o que foi feito nesta união entre estados e municípios” enfatizou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros.
A iniciativa estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios. Assim, o programa tem o objetivo de fornecer suporte para ações efetivas nos estados, municípios e no Distrito Federal, visando alfabetizar as crianças de todo o país na idade certa. Para isso, o governo destinará mais de R$ 3 bilhões até 2026.
“O tempo todo a gente afirma que os estudantes são nossos, são deste estado. Eles não podem ser de nenhum modo tratados de forma desigual. Todos os que estão aqui são ouro, porque todos trabalham para alfabetizar as nossas crianças” ressaltou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.
O evento também marcou o lançamento do espaço destinado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no site da Secretaria de Estado de Educação, com todas as informações e dados relacionados a esta ação no estado do Rio de Janeiro.
“Quando alguém me pergunta como é que eu quero ser lembrada, digo que quero ser lembrada como uma prefeita que transformou a educação de Quissamã. Hoje, eu tenho certeza de que, quando a gente investe em educação, a gente transforma a cidade. Estamos muito felizes com esse Selo Ouro. Nosso objetivo foi fazer com que todo mundo, de mãos dadas, trabalhe para a gente transformar a vida de nossas crianças” comemorou Flávia Pacheco, prefeita de Quissamã, um dos municípios fluminenses reconhecidos com o Selo Ouro.
Fotos: Sandra Barros – Seeduc-RJ