‘Faraó dos Bitcoins’: Justiça condena delegada e três policiais por corrupção
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) condenou uma delegada e três policiais civis pelo crime de corrupção no âmbito da Operação Novo Egito, desdobramento da Operação Kryptos, que prendeu Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos Bitcoins”, em agosto de 2021. A delegada e os policiais receberam a pena de dois anos e oito meses de prisão cada, além da perda do cargo.
A delegada Daniela dos Santos Rebelo Pinto e os policiais Roberto Nogueira Alves, Marcelo Meireles Pinto e Raphael Vasques Jorge Macedo foram condenados a dois anos e oito meses de prisão, cada um, e à perda do cargo. Eles vão responder pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta e corrupção passiva.
De acordo com as investigações, a delegada aceitou propina de Glaidson para beneficiar o esquema enquanto trabalhava na Delegacia de Defraudações (DDEF). Além disso, foi descoberto que os policiais civis condenados auxiliaram nas atividades ilegais da organização, que movimentou aproximadamente R$ 38 bilhões em transações financeiras irregulares. Na época, os policiais também estavam lotados na DDEF.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução