Zelensky diz que se reuniu com Macron sobre possível envio de tropas para Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quarta-feira (18) que teve uma nova reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a proposta francesa de enviar tropas para a Ucrânia.

“Compartilhamos uma visão comum: garantias confiáveis são essenciais para uma paz que possa realmente ser alcançada”, registrou Zelensky no X.

“Continuamos a trabalhar na iniciativa do presidente Macron com relação à presença de forças na Ucrânia que poderiam contribuir para estabilizar o caminho para a paz”, ele acrescentou.

O presidente ucraniano está em Bruxelas para reuniões com o chefe da Otan e líderes europeus. Ele se reuniu com Macron para uma reunião informal à margem da cúpula.

Zelensky já havia dito sobre a possibilidade de discutir o envio de tropas estrangeiras de manutenção da paz na Ucrânia durante seu tempo na Bélgica.

A pauta foi levantada pela primeira vez pelo presidente francês em fevereiro, porém nada foi definido entre os líderes europeus sobre o assunto.

A reunião ocorre em um momento de extrema importância, já que a Ucrânia pede que seus aliados fortaleçam o apoio tanto no campo de batalha quanto diplomaticamente antes de quaisquer possíveis negociações com a Rússia.

 

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz