EUA alertam que Rússia está perto de aceitar plano nuclear da Coreia do Norte
Os Estados Unidos expressaram preocupação no Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira (18), afirmando que a Rússia está perto de aceitar o plano de armas nucleares da Coreia do Norte por causa da crescente cooperação entre Moscou e Pyongyang.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou em setembro que Moscou pensava na ideia de “desnuclearização” da Coreia do Norte como uma questão fechada já que entendia a lógica de Pyongyang de depender de armas nucleares como base de sua defesa.
“De forma alarmante, avaliamos que a Rússia pode estar próxima de aceitar o programa de armas nucleares da Coreia do Norte, revertendo o compromisso de décadas de Moscou de desnuclearizar a Península Coreana”, declarou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.
“Acreditamos que Moscou se tornará mais relutante não apenas em criticar o desenvolvimento de armas nucleares por Pyongyang, mas também obstruirá ainda mais a aprovação de sanções ou resoluções que condenem o comportamento desestabilizador da Coreia do Norte”, complementou.
A Coreia do Sul e o Reino Unido teceram críticas às falas de Lavrov, declarando que ele havia minado o regime global de não proliferação. O embaixador adjunto do Reino Unido na ONU, James Kariuki, classificou o comentário do ministro russo como um “desvio imprudente do princípio acordado de desarmamento completo, verificável e irreversível”.
Créditos da imagem: Commons
Escrito por: Rafael Ajooz