China investe 4 bilhões de euros em maior aeroporto de ilha artificial do mundo
A China adiciona mais um título impressionante ao setor da aviação: a construção do maior aeroporto do mundo em uma ilha artificial. O país asiático investiu no projeto um volume impressionante de 4 bilhões de euros, não apenas para transformar o transporte aéreo global, mas também estabelecer novos padrões de inovação e conectividade.
Localizado na costa nordeste do país, o Aeroporto Internacional da Baía de Jinzhou, em Dalian, ocupará uma ilha de 20 quilômetros quadrados e contará com quatro pistas e um terminal de passageiros de 900 mil metros quadrados, de acordo com um comunicado do aeroporto. O projeto grandioso vai contar com quatro pistas independentes, que garantirão eficiência e segurança mesmo em condições climáticas adversas.
Quando concluído, o aeroporto vai superar, em tamanho, o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) e o Aeroporto Kansai, no Japão (KIX).
“Existem grandes desafios na construção”, disse Li Xiang, engenheiro chefe da Dalian Airport Construction and Development Co., Ltd., em entrevista a meios de comunicação locais estatais em outubro.
“O projeto enfrenta condições geológicas complexas, dificuldades no processo de perfuração e alta demanda por qualidade, com um cronograma de construção apertado.”
A construção de novos aeroportos faz parte do plano de crescimento da aviação na China. Com uma meta de construir 450 aeroportos civis até 2035, a China está investindo pesado superar os Estados Unidos e se tornar o maior mercado de viagens aéreas do mundo.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução