Datafolha: 52% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro tentou golpe para se manter no poder
Uma pesquisa do Datafolha revela que 52% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro tentou dar um golpe para se manter no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A pesquisa, realizada entre 12 e 13 de dezembro com 2.002 entrevistados, aponta que 39% discordam dessa hipótese, enquanto 7% não souberam responder. O levantamento mostra que a percepção de que Bolsonaro buscou um golpe é mais forte entre os mais pobres (60%), menos instruídos (59%) e nordestinos (64%).
O ex-presidente, indiciado no inquérito que investiga a tentativa de golpe, afirma ser inocente e vítima de perseguição política. No entanto, a Polícia Federal contesta sua versão, e ele pode ser denunciado pelo Ministério Público em 2025. Bolsonaro também está inelegível até 2030, devido à condenação por ataques às urnas eletrônicas.
Além disso, 68% dos entrevistados acreditam que houve risco de golpe nos últimos meses de 2022, sendo 43% deles consideram esse risco grande. A pesquisa também revelou que 69% da população ainda prefere a democracia, embora esse número tenha caído desde 2022.
Outro dado importante é que 63% dos entrevistados afirmam ter conhecimento sobre as investigações que envolvem um suposto plano para matar Lula, seu vice e um ministro do STF. No entanto, a opinião sobre a possível participação de Bolsonaro varia de acordo com o nível de conhecimento do caso, com 50% dos informados acreditando em seu envolvimento, enquanto 54% dos desinformados acham que ele é inocente.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Evaristo Sá/AFP