Vídeo mostra indignação de testemunhas com equipe de UPA após homem morrer esperando atendimento
Nesta sexta-feira (13), José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, morreu enquanto aguardava atendimento na UPA da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. De acordo com testemunhas, o homem chegou à unidade de saúde se queixando de dores fortes no corpo e não recebeu atendimento. Por conta do ocorrido, pessoas presentes no local começaram a gravar o corpo de José sendo retirado e afirmaram que a morte foi causada por falta de atenção dos funcionários.
“Agora ele é paciente, né? Agora vocês estão com pressa. O homem chegou aqui gritando de dor”, disparam.
A mulher que está gravando o vídeo ainda complementa:
“Todo mundo é culpado, ninguém atendeu”.
Testemunhas relataram nas redes sociais que José Augusto chegou na unidade reclamando de muitas dores no corpo. Após passar pela classificação de risco, ele sentou em uma das cadeiras na sala de espera para aguardar o atendimento. Contudo, a equipe médica só foi acionada quando ele perdeu a consciência. Após verificar que o paciente estava desacordado, os funcionários levaram José Augusto para Sala Vermelha para realizar atendimento, mas ele não resistiu. De acordo com a secretaria, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.
No sábado, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que todos que estavam de plantão serão demitidos.
Em seu perfil pessoal, o Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, condenou a omissão e reforçou que os funcionários daquela unidade seriam demitidos.
“Todos os profissionais que estavam no plantão da UPA da Cidade de Deus, na noite de ontem, serão demitidos, responderão sindicância e serão denunciados nos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso.”
“Eles responderão sindicância e serão denunciados nos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso”, disse Soranz.
José era garçom e também trabalhava como artesão nas praias da Zona Sul. Era natural de São Paulo e foi enterrado neste domingo (15) em sua cidade natal, em Mogi Guaçu.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução