Luiz Fux, ministro do STF, ensina jiu-jitsu ao BOPE e jovens do Complexo da Maré
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, participou de um seminário de defesa pessoal na última sexta-feira (13), ministrando uma aula de jiu-jitsu para integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e jovens de um projeto social do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Aos 71 anos, Fux, que é faixa vermelha e branca (coral), a segunda mais alta graduação da modalidade, compartilhou sua experiência e ensinamentos adquiridos ao longo de mais de 40 anos na arte marcial.
Em 2019, Fux recebeu a honraria de faixa vermelha e branca das mãos do grão-mestre Osvaldo Alves, durante evento realizado em Manaus. O ministro destacou os ensinamentos que o jiu-jitsu lhe proporcionou, como a importância da saúde, disciplina, ética e valentia, princípios que ele considera fundamentais também para sua carreira jurídica.
“O jiu-jitsu me ensinou a cuidar da saúde, formar uma família, respeitar os homens, ter disciplina, ética e valentia”, afirmou Fux, ressaltando que continua repassando esses valores aprendidos com seu mestre, Osvaldo Alves.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução