CCBB exibe documentário inédito em homenagem a Aldo Baldin, grande tenor do Brasil, nesta quinta (19)

Em meio aos 30 anos de falecimento de um dos maiores tenores do Brasil com carreira internacional, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio exibe nesta quinta-feira (19), às 18h, o documentário inédito “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música“, do cineasta Yves Goulart. A entrada será gratuita.

O cineasta responsável por dar vida ao músico nas telas divide em comum com Aldo a cidade natal, Urussanga, com pouco mais de 20 mil habitantes, de colonização italiana, localizada em Santa Catarina, no Brasil. Yves passou 14 anos produzindo o longa, entre pesquisa, vídeos, fotos e entrevistas com artistas e pessoas do segmento para reunir um material inédito, instigante e importante para a cultura brasileira, que agora está sendo exibido em pré-estreias pelo mundo, começando pelo 24º Havana Film Festival New York, realizado em abril de 2024.

Aldo Baldin – Uma Vida pela Música é um documentário operístico que revela o talentoso tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde um início humilde no interior do Brasil até se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo em sua época. Cantou com os maiores maestros, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de 100 discos. Sua história é contada em primeira pessoa pelo próprio tenor e por músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira única desse fenomenal artista brasileiro.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Arquivo Pessoal