Comlurb dá início a instalação de novos contêineres de grande capacidade em comunidades do RJ
A Comlurb começou na manhã desta terça-feira (10) a instalação de novos contêineres de grande capacidade em comunidades do Rio de Janeiro. O primeiro local a receber os equipamentos foi a Rocinha, mas o programa prevê o envio desses contêineres para outras regiões da cidade, incluindo a Grande Tijuca e diversas áreas da Zona Norte.
Os contêineres têm capacidade de 1.200 litros e foram desenvolvidos para realizar o despejo automático de resíduos diretamente nos caminhões basculantes. Segundo a companhia, o mapeamento técnico identificou os pontos estratégicos para a instalação de 70 unidades, com o objetivo de melhorar a coleta de resíduos e evitar o acúmulo de lixo em vias públicas.
Além da instalação dos contêineres, a Rocinha conta com três tratores exclusivos para a coleta de resíduos em vias de difícil acesso, como ruas com curvas fechadas e terrenos íngremes. Outros equipamentos, como um triciclo com cesto traseiro, são usados para alcançar becos e vielas estreitas. A coleta domiciliar e remoção de resíduos são realizadas diariamente em dois turnos na região.
Desde o fim de maio, os novos contêineres também têm sido instalados em condomínios de famílias de baixa renda na Zona Oeste, como nos conjuntos do programa Minha Casa, Minha Vida. A Comlurb já implementou 161 unidades nesses condomínios, com o objetivo de evitar o acúmulo de lixo nas ruas e melhorar as condições sanitárias da região.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Divulgação