Brasil conquista bicampeonato por equipes na Copa do Mundo de Taekwondo na China
O início desta terça-feira (10) foi dourado para a equipe brasileira de taekwondo, que conquistou o bicampeonato por equipes na Copa do Mundo em Wuxi (China), que contou com a participação de sete países. A equipe brasileira, que já havia conquistado o bronze no individual, foi composta por Maria Clara Pacheco, Milena Titoneli, Edival Pontes, Henrique Marques e Luiz Aquino. Eles venceram três partidas consecutivas (Austrália, Coreia do Sul e China) para garantir o primeiro lugar no pódio. A segunda posição ficou com a China, seguida pelo Uzbequistão. No ano passado, a Coreia do Sul ganhou a primeira medalha de ouro do país na competição.
O formato da competição previa série de três lutas para cada uma das sete seleções (Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Jordânia, Rússia e Turquia). O Brasil levou a melhor na estreia contra a Austrália, nas quartas de final, por 2 combates a 0. Na sequência venceu de virada a Coreia do Sul por 2 a 1. Na disputa final, os brasileiros bateram os anfitriões chineses por 2 a 1.
“Saindo daqui da China, campeão mundial por equipes, sentimento inexplicável e gratidão total a Deus por essa oportunidade…” comemorou Henrique Marques em publicação em sua conta no Instagram.
O Brasil encerra a participação na Copa do Mundo com duas medalhas. A primeira foi conquistada no último domingo (8) por Maria Clara Pacheco na categoria até 57 quilos. Em clima de revanche, a superou na final a chinesa Luo Zongshi, rival que a eliminou nas quartas de final da Olimpíada de Paris. Para chegar à decisão, Maria Clara enfrentou cinco adversárias e só perdeu para uma delas, a chinesa Zhang Chuling na semifinal, por 2 a 0.
Outros três brasileiros competiram em Wuxi. Bronze em Paris 2024, Edival Pontes, também conhecido pelo apelido de Netinho, se despediu na segunda luta da categoria 68 kg ao ser superado pelo sul-coreano Mun Jinho. Também no individual masculino, nos 80 kg, Henrique Marques perdeu a estreia para o jordaniano Zaid Kareen, atual vice-campeão olímpico. Já no feminino, Milena Titoneli foi eliminada na estreia dos 67 kg ao perder para a australiana Rebecca Murray.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução Instagram/CBTKD