Ômicron: nova subvariante da Covid-19 circula no Rio e secretário de Saúde reforça vacinação
Na manhã desta segunda-feira (09), durante uma visita ao Hospital do Andaraí, na Tijuca, Zona Norte do Rio, o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, trouxe atualizações sobre a nova subvariante JN da Ômicron, da Covid-19, que já circula na cidade.
“A subvariante JN foi notificada essa semana para a Secretaria de Saúde do Rio. Foram dois casos, um de uma moradora de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e outro de um morador da Praça da Bandeira, no Centro. São casos de transmissão local. Essa variante é uma preocupação para a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas não tem escape de vacina. Então, a vacina protege contra os casos graves da subvariante JN também”, explicou Soranz.
Soranz reforçou a importância da vacinação.
“A recomendação é que todo mundo acima de seis meses, que já tomou a vacina há mais de um ano, procure fazer a dose de reforço.”
O secretário ainda destacou que, embora a variante seja preocupante, o cenário na cidade é de segurança, graças à alta cobertura vacinal.
“Essa nova variante é preocupante, sem dúvida. É uma variante de preocupação epidemiológica, mas a gente já sabe que ela sofre interferência da vacina. Ou seja, a vacina continua protegendo contra os casos graves. E, como temos uma alta cobertura vacinal na cidade do Rio, estamos muito seguros.”
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução