Professores do Rio encerram greve e retomam aulas nas escolas municipais na segunda-feira (9)

Os professores do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve, em vigor desde 25 de novembro, após assembleia realizada nesta sexta-feira (6). As aulas nas escolas municipais serão retomadas na próxima segunda (9).
A categoria entrou em “estado de greve”, podendo paralisar novamente caso as negociações com a prefeitura não avancem. O principal impasse é o Projeto de Lei Complementar 186/24, que altera benefícios dos professores. Uma nova reunião com o governo está prevista para a próxima semana, segundo o Sepe.
A greve dos professores do Rio terminou um dia após a Câmara aprovar, em segunda votação, o polêmico PL 186/24, que segue para sanção do prefeito Eduardo Paes. O projeto, segundo Paes, não reduz direitos da categoria, mas o Sepe discorda, alegando prejuízos como aumento da carga horária e perda de benefícios.
Dos 51 vereadores, 31 votaram a favor e 15 contra , 5 parlamentares não votaram. Com 8 das 47 emendas incorporadas. Na quinta-feira, servidores protestaram na porta da Câmara, criticando os parlamentares que apoiaram a medida, incluindo acusações de “traição” contra vereadores de esquerda.
O principal ponto do PL 186/24, aprovado pela Câmara, é a alteração na carga horária dos professores, que será contabilizada por minutos em vez de horas semanais. A mudança busca compensar 400 minutos de aulas perdidos devido à duração de 50 minutos por aula. Isso exigirá que os docentes ministrem 24 tempos extras por mês. O projeto também aborda o fim da licença especial e mudanças na gestão das férias.
O Sepe informou que irá à Justiça para contestar o projeto. Durante a primeira votação, manifestações ocorreram na Candelária e na Câmara, marcadas por confrontos e uso de bombas de gás. Alguns professores entraram no plenário e protestaram contra a presença de supostos policiais à paisana no local.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução