Mercosul e União Europeia anunciam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações
Os líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram nesta sexta-feira (6) um acordo de livre comércio entre os blocos econômicos. A cerimônia aconteceu na cidade de Montevidéu, no Uruguai, durante a cúpula do Mercosul.
“À luz do progresso alcançado desde 2023, o Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia está agora pronto para revisão legal e tradução. Ambos blocos estão determinados para conduzir tais atividades nos próximos meses, com vistas à futura assinatura do acordo”, afirma o documento.
No anúncio, estavam presentes presidentes de países do bloco sul-americano como Lula (Brasil), Javier Milei (Argentina) e Santiago Peña (Paraguai), além do anfitrião, Luis Lacalle Pou (Uruguai), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
O Mercosul e a União Europeia (UE) trabalham, desde 1999, na construção de um acordo de livre comércio entre os dois blocos.
Omar Paganini, chanceler do Uruguai, disse, ainda na quinta-feira (5), que a negociação entre as delegações foi concluída.
Durante o anúncio desta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, declarou que o acordo cria uma das maiores aliança de comércio do mundo.
“A União Europeia e o Mercosul criaram uma das alianças de comércio e investimentos maiores que o mundo tenha visto. Estamos formando um mercado de mais de 700 milhões de consumidores”, disse.
Créditos da imagem: Redes Sociais Lula
Escrito por: Rafael Ajooz