Lula diz que acordo Mercosul-UE preserva interesses brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (6) que o governo atual conseguiu reformular o acordo entre Mercosul e União Europeia, herdado de 2019, em condições mais favoráveis ao Brasil.

“O acordo que finalizamos hoje é bem diferente daquele anunciado em 2019. As condições que herdamos eram inaceitáveis”, afirmou Lula durante a Cúpula do Mercosul em Montevidéu, Uruguai.

Lula destacou que o novo texto preserva os interesses brasileiros em compras governamentais.

“Conseguimos preservar nossos interesses em compras governamentais, o que permite implementar políticas públicas em áreas como saúde, agricultura familiar, ciência e tecnologia”, completou.

O acordo entre Mercosul e União Europeia, em discussão desde 1999, visa zerar as tarifas de importação de mais de 90% dos bens comerciados entre os blocos, facilitando o comércio e as relações bilaterais. As compras governamentais eram um ponto de disputa, com o Mercosul conseguindo garantir que empresas locais tenham prioridade sobre as europeias.

Uma das principais vitórias do Brasil foi a exclusão do Sistema Único de Saúde (SUS) do acordo, permitindo que o Ministério da Saúde continue privilegiando empresas brasileiras nas licitações, sem a necessidade de competir em igualdade com fornecedores europeus.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus