Unesco reconhece Festival de Primavera da China como patrimônio imaterial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultural (Unesco) registrou que o Festival da Primavera, uma tradição cultural chinesa que marca a comemoração do ano novo lunar chinês. Nesta quarta-feira (4), entrou na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Durante a 19ª sessão do comitê intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, a decisão foi tomada, realizada no Paraguai de 2 a 7 de dezembro. O comitê reconheceu o festival pela ampla gama de rituais e elementos culturais únicos que envolvem toda a sociedade chinesa. 

A Unesco apontou que o Festival da Primavera envolve várias práticas sociais, incluindo orações por boa sorte e reuniões familiares. Ele também apresenta atividades planejadas pelos mais velhos e eventos públicos festivos organizados pelas comunidades. 

De acordo com o documento da organização, os costumes tradicionais associados ao festival são transmitidos informalmente entre as famílias e as comunidades, bem como formalmente por meio do sistema educacional. O artesanato e as habilidades artísticas relacionadas ao festival são transmitidos por meio de aprendizados, promovendo valores familiares, coesão social e paz, além de proporcionar um senso de identidade cultural. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução