Bandalhas de ciclistas e motociclistas são os maiores incômodos do carioca, aponta enquete

De acordo com os resultados de uma enquete realizada pelo O Globo, bandalhas de ciclistas e motociclistas nas calçadas são os maiores incômodos enfrentados pelo carioca. A circulação irregular de veículos pela calçada é um dos desafios a serem enfrentados pelo “choque de civilidade” proposto, nesta segunda-feira (02), pelo prefeito Eduardo Paes como um dos focos do seu quarto mandado. Segundo Paes, a previsão é de que a medida seja “mais do que um choque de ordem na cidade”.
“Civilidade tem a ver com atitude das pessoas. É óbvio que o estado, eu digo que é mais amplo do que o conceito de ordem, porque ele parte da premissa de ordem, de respeito às regras, mas parte também da atitude do cidadão. Essa loucura que a gente vê diariamente pela cidade de motociclistas para fazer suas entregas (trafegam) nas calçadas da cidade ou andando na contramão. Isso não é civilidade”, afirmou Paes.
O prefeito destacou ainda a falta de senso de espaço público dos cariocas nas praias:
“Civilidade tem a ver com o carioca ser menos egoísta na utilização, por exemplo, do espaço público das praias. Civilidade tem a ver com a caixa de som não ser tão alta nas praias no verão para que a gente não seja obrigado ouvir o gosto musical do outro. Civilidade tem a ver, também, com o poder do Estado de se utilizar do monopólio da força fazer valer as regras. Acho que choque de civilidade tem a ver com isso tudo. É mais amplo do que choque de ordem.”
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução