Cristo Redentor recebe nova trilha e Parque Nacional da Tijuca e Corcovado ganham revitalização

Nesta terça-feira (3), a cidade do Rio de Janeiro inaugurou dois novos locais de entretenimento para residentes e turistas. A recém-inaugurada rota “Paineiras-Corcovado” visa proporcionar mais proteção aos pedestres e simplificar a chegada ao Cristo Redentor, um dos mais emblemáticos símbolos do Brasil.  

A rota, que liga o Centro de Visitantes Paineiras ao Corcovado, funciona diariamente das 8h às 18h e é de acesso gratuito. A entrada ocorre através da lateral da sede administrativa do Parque Nacional da Tijuca. 

“Ela existia, mas não era dentro desse traçado. Trazia riscos porque passava no meio da estrada. Agora não. Temos uma trilha tinindo. Um dos mirantes mais bonitos do Rio de Janeiro”, explica a chefe do Parque Nacional da Tijuca, Viviane Lasmar. 

O trajeto abriga, ainda, uma nova atração: o mirante “Cartão Postal”, que está a 600 metros acima do nível do mar. Ele é feito de vidro e tem vista panorâmica para a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias da Zona Sul e a Pedra da Gávea. 

Foi anunciado, além da abertura da trilha, um investimento de 75 milhões de reais em projetos de revitalização e infraestrutura para o Corcovado e outros locais do Parque Nacional da Tijuca. Os fundos serão empregados nos próximos três anos.

As obras vitais de infraestrutura, acessibilidade e aprimoramentos estão programadas para o Corcovado e alguns outros segmentos da Unidade de Conservação (UC). Também estão previstas melhorias gerais, como a modernização dos elevadores e do hall de acesso a esses equipamentos; das escadas rolantes; dos banheiros; a realização de projeto paisagístico; a implementação de coleta de lixo seletivo e a revisão das pilastras de sustentação do estacionamento. 

O projeto de acessibilidade prevê a construção de rampas que vão auxiliar o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD) ao Alto Corcovado; adaptações nos banheiros para cadeirantes e trocadores para crianças; implementação de piso tátil; e instalação de sinalização adequada. Além disso, haverá vagas exclusivas para esse público. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução