Paes cria ‘gabinete de transição’ para 4º mandato e define prioridades
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deu início, nesta segunda-feira (2), a um “gabinete de transição” para preparar sua gestão de 2025 a 2028, a quarta à frente da cidade. Durante a abertura, Paes destacou que sua reeleição não é uma simples continuidade, mas sim uma oportunidade para definir novas prioridades.
Entre os principais focos da próxima administração estão a colaboração com o governo estadual para melhorar a segurança pública e a revitalização de áreas como Leopoldina e a Avenida Brasil, com a recuperação de galpões e prédios abandonados.
“O processo de transição deverá definir quais são as políticas que devem ser continuadas e quais avanços que a cidade do Rio deve ter”, afirmou Paes. Os trabalhos do gabinete acontecerão no ImpaTech, na Zona Portuária.
Leandro Matieli foi nomeado novo secretário de Casa Civil, e a equipe de transição será chefiada pelo vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere. O deputado federal Pedro Paulo liderará as negociações com os partidos aliados e ajudará na formação do primeiro escalão. Cavaliere também afirmou que o plano de governo será aprofundado, com o lançamento de um planejamento estratégico para o período de 2025 a 2028.
Paes ressaltou que a “civilidade” será a palavra-chave do novo mandato. “Isso tem a ver com o Rio de Janeiro, que sempre foi uma cidade acolhedora, e volta a ocupar seu papel de centro de tomadas de decisão e grandes eventos”, disse o prefeito.
O gabinete de transição discutirá eixos temáticos como equilíbrio fiscal, segurança, economia e bem-estar dos moradores, com especial atenção à felicidade como um fator estratégico, conforme destacou Cavaliere.
Além disso, Paes reafirmou a articulação com Niterói para a candidatura conjunta ao Jogos Pan-Americanos de 2031 e afirmou que enviará à Câmara dos Vereadores um projeto que permite o uso de armamento pela Guarda Municipal em apoio às ações de segurança pública.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus