Militares terão sete anos para se adaptar à idade mínima para ir à reserva
Neste sábado (30), após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas, foi deliberado que os militares terão sete anos, a partir de 2025, para se adaptar à regra que estabelece idade mínima de 55 anos para a passagem à reserva, equivalente à aposentadoria.
A partir de 2032, todos os militares deverão cumprir essa nova idade mínima. Até lá, aqueles próximos da reserva pagarão um “pedágio” de 9% sobre o período que falta para completar o tempo de serviço, o que significa uma extensão no tempo de atividade.
Hoje, a passagem para a reserva é baseada em 35 anos de serviço, sem exigência de idade mínima. Essa mudança faz parte do ajuste fiscal liderado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e visa adequar a carreira militar à nova regra sem prejudicar o fluxo de promoções.
A criação da idade mínima será detalhada em um projeto de lei a ser enviado ao Congresso, enquanto ajustes específicos ficarão sob responsabilidade das próprias Forças.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus