Black Friday tem alta de 16,1% e supera níveis pré-pandemia
As vendas da Black Friday deste ano cresceram 16,1% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados da Cielo divulgados neste sábado (30). O comércio físico liderou a expansão com alta de 17,1%, enquanto as vendas online subiram 8,9%. O faturamento superou, pela primeira vez, os níveis do período pré-pandemia, registrando crescimento de 15,2% em relação a 2019.
“O pagamento de benefícios, como a parcela do 13º salário, exatamente no dia da Black Friday contribuiu para o aumento nas vendas, algo que não acontecia desde 2019”, destacou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo.
Entre os setores, supermercados e hipermercados tiveram a maior alta, com 26,2%, seguidos por drogarias e farmácias (+21,7%) e vestuário (+18,2%). Já segmentos tradicionais da data, como móveis e eletrônicos, registraram crescimento mais modesto, de 7,9%.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus