Estudo revela que vapes têm até 6 vezes mais nicotina que cigarro comum
Um estudo inédito revelou que a quantidade de nicotina presente nos vapes pode ser até seis vezes maior do que no cigarro convencional, o que aumenta a dependência e contribui para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. De acordo com a pesquisa, conduzida pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária, 30% dos usuários de cigarro eletrônico sofrem de depressão, e 75% têm problemas relacionados à ansiedade.
A pesquisa revelou ainda que os maiores níveis de nicotina no sangue foram encontrados em pessoas que relatam sofrer de distúrbios mentais.
“No grupo com níveis elevados de nicotina, quase 40% tinham histórico de ansiedade e depressão, o que indica um aumento do consumo entre esses indivíduos”, explicou a médica Jaqueline Scholz, diretora do núcleo de tabagismo do InCor, ao Jornal da Band.
Além disso, o estudo constatou que os usuários de vapes têm uma absorção muito maior de nicotina devido à presença do sal de nicotina, podendo chegar a consumir o equivalente a seis vezes a quantidade de nicotina presente em 20 anos de fumo de cigarros tradicionais. Embora os dispositivos eletrônicos sejam proibidos no Brasil pela Anvisa, eles ainda são facilmente encontrados no comércio popular.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus