Estado do RJ registra média de 240 chamadas diárias de violência contra mulher em 2023
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que o estado do Rio de Janeiro registrou, em 2023, uma média de 240 chamadas diárias relacionadas à violência contra a mulher, totalizando 87.626 casos no ano. Em média, 10 mulheres foram vítimas de violência a cada hora.
Os municípios de Japeri, Queimados, Seropédica, Magé e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, lideraram os índices de ligações ao 190. Entre os crimes mais recorrentes, houve aumento de 44% nas denúncias de assédio sexual e 118% nos casos de descumprimento de medidas protetivas.
Para o governador Cláudio Castro, os dados refletem esforços para ampliar o enfrentamento da violência de gênero:
“Criamos uma secretaria exclusiva para as mulheres e estamos investindo em políticas públicas orientadas por estudos como os do ISP”
A Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, que completou cinco anos em 2024, contabiliza 325 mil atendimentos e 705 prisões desde sua criação. Além disso, novas tecnologias, como a Sala Lilás Virtual, integrada ao aplicativo Rede Mulher, têm agilizado o atendimento humanizado e protegido vítimas em situação de risco.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução