Receita paga nesta sexta (29) lote da malha fina do Imposto de Renda
Ao longo desta sexta-feira (29), a Receita Federal paga aos mais de 220 mil contribuintes presos na malha fina o lote de restituições de novembro. Ao todo, 221.597 contribuintes receberão R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,9 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Em relação à lista de prioridades, a maior parte (88.246 contribuintes) forneceu a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, aqueles que informam a chave Pix têm prioridade no recebimento da restituição.
Em segundo lugar, estão 34.287 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos. O terceiro grupo é formado por 8.898 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Em quarto, estão 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. O restante dos prioritários é formado por 4.802 contribuintes idosos acima de 80 anos e 3.570 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
A lista é concluída com 73.151 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
Para saber se foi contemplado pelo lote, basta entrar na página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução