Lula afirma que ‘ninguém pode mais desmentir’ tentativa de golpe de Estado em 2022

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (28), que “agora ninguém pode mais desmentir” que houve uma tentativa de golpe de Estado em 2022. A declaração ocorreu após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas pela Polícia Federal (PF), sob a acusação de planejar um golpe que incluiria assassinatos de figuras como o próprio Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
“Eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República”, declarou Lula durante um evento no Palácio do Planalto, ao anunciar o Programa Periferia Viva, voltado para a urbanização de favelas.
Esta foi a primeira vez que o presidente comentou os indiciamentos após a divulgação pública do relatório da PF, que concluiu que Bolsonaro foi responsável por planejar e comandar ações para a realização do golpe. O relatório de mais de 800 páginas foi produzido a partir das Operações Tempus Veritatis e Contragolpe.
O caso segue agora para a Procuradoria-Geral da República, que decidirá se apresenta denúncia ou se solicita mais investigações.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus