Sistema Guandu opera com 91% de capacidade, mas falta de água permanece

Embora a Cedae tenha concluído a manutenção da limpeza do Sistema Guandu, a Cidade do Rio continua sofrendo com a falta d’água. O serviço foi concluído dentro do prazo previsto, segundo a companhia estadual, na noite da última terça-feira. A operação está em 91% na manhã desta quinta-feira (28), contudo, diversos moradores reclamam da demora na normalidade do sistema.
Por meio de nota, a empresa Águas do Rio afirmou que no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, ainda não foi finalizada a instalação de um macromedidor na subadutora da região, tubulação que abastece a Grande Tijuca, Bairro de Fátima, Botafogo, Catete, Cosme Velho, Glória (partes), Laranjeiras, Leme, Santa Teresa e Urca (partes). A previsão de conclusão é para o final desta manhã.
Em Rocha Miranda, também na Zona Norte, a concessionária concluiu, no final da noite de quarta-feira (27), o reparo de uma adutora de outro sistema produtor de água, o Ribeirão das Lajes. Para viabilizar o serviço, ele teve a operação reduzida, afetando o abastecimento em partes da Capital e Baixada.
As regiões atendidas pela Águas do Rio afetadas são:
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Mesquita
- Nilópolis
- Nova Iguaçu
- Queimados
- Rio de Janeiro
- São João de Meriti
A Cedae informou que a regularização do abastecimento acontece de forma gradual, em até 72 horas, principalmente nas áreas mais altas e pontas de rede.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução