PF faz operação contra influenciadores que ensinam importação ilegal de produtos na internet

A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil iniciaram, na manhã desta quinta-feira (28), uma operação contra crimes de organização criminosa, evasão de divisas, descaminho, incitação ao crime e lavagem de capitais. Influenciadores digitais são alvos de buscas.

Cerca de 300 policiais federais e 133 servidores da Receita Federal cumprem 76 mandados de busca e apreensão e de sequestro de veículos. As buscas acontecem nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas.

As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa que atua na importação clandestina, no transporte, depósito e na comercialização nas cidades de Goiânia (GO), Manaus (AM), Anápolis (GO), Palmas (TO) e Confresa (MT) de produtos eletrônicos oriundos do Paraguai.

A operação de hoje é um desdobramento da Operação Mobile (deflagrada em abril deste ano), que começou a partir da prisão em flagrante de diversos transportadores de mercadorias, especialmente eletrônicos, sem os pagamentos dos devidos tributos.

Contando apenas as apreensões de mercadorias realizadas em fases anteriores da operação, chega-se a um montante de cerca de R$ 10 milhões.

 

Créditos da imagem: Divulgação PF

Escrito por: Rafael Ajooz