Calor intenso no Rio: cidade atinge nível de calor 3 pela 1ª vez com previsão de até 42°C

O Rio de Janeiro alcançou, nesta quinta-feira (28), o Nível de Calor 3 (NC3), terceiro dos cinco níveis definidos pelo Centro de Operações Rio (COR) para alertar sobre ondas de calor intensas e seus impactos na população. É a primeira vez que o município registra essa classificação, que ocorre quando as temperaturas ficam entre 36°C e 40°C por pelo menos três dias consecutivos, podendo atingir picos ainda maiores.

A previsão é de máxima de 42°C e umidade do ar em 25%, com céu claro a parcialmente nublado. O índice de raios UV na cidade é extremo, com risco elevado de queimaduras e câncer de pele. A recomendação é evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, ingerir muita água, usar roupas leves e redobrar a atenção com crianças, idosos e pets.

A implementação dos níveis de calor, criada em julho deste ano, foi motivada por casos como a morte de uma fã da cantora Taylor Swift por exaustão térmica em um show no Engenhão. O prefeito Eduardo Paes explicou que o sistema alerta para o impacto da exposição prolongada a altas temperaturas na saúde.

Enquanto muitos cariocas buscam refúgio em praias e piscinas, a falta de água causada por uma manutenção no Sistema Guandu tem dificultado o enfrentamento do calor para milhares de moradores do Grande Rio.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus