Lula promete assinar acordo Mercosul-UE até fim deste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (27) que pretende assinar o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) até o final deste ano. Durante o Encontro Nacional da Indústria, em Brasília, Lula rebateu críticas de parlamentares franceses à carne brasileira e afirmou que “os franceses não apitam mais nada”. Segundo ele, o tratado será fechado diretamente com a Comissão Europeia, representada por Ursula von der Leyen.

“Estou há 22 anos nisso, e nós vamos fazer. Nem tanto pelo dinheiro, mas para tirar isso da minha pauta”, disse o presidente. Lula ainda defendeu o crescimento do agronegócio e criticou declarações recentes do deputado francês Vincent Trébuchet, que comparou a carne brasileira a “latas de lixo”.

O anúncio do acordo pode ocorrer na Cúpula do Mercosul, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Uruguai. O tratado abrange temas como tarifas, serviços, barreiras técnicas e propriedade intelectual.

Em resposta ao boicote do Carrefour francês à carne do Mercosul, Lula destacou a qualidade da proteína brasileira e lamentou a postura de empresas europeias. O presidente reforçou o desejo de expandir as relações comerciais com mercados como China e Índia, visando novas tecnologias e parcerias estratégicas.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus