Lula defende crescimento do agro para ‘causar raiva’ a deputado francês que chamou carne brasileira de ‘lixo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o crescimento do agronegócio brasileiro e criticou o deputado francês Vincent Trébuchet, que comparou a carne brasileira a “lixo”. Nesta quarta-feira (27), Lula declarou:

“Quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês que hoje achincalhou os produtos brasileiros”

A polêmica sobre a carne brasileira ganhou destaque na semana passada após o anúncio do Carrefour, que suspendeu a venda de carnes brasileiras nas suas lojas na França. A decisão gerou reações do governo brasileiro e do setor agropecuário, com frigoríficos interrompendo as vendas da carne para a unidade brasileira do Carrefour.

Lula também comentou sobre as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, criticando a resistência da França.

“Vamos fazer o acordo do Mercosul nem tanto pela questão do dinheiro. Vamos fazer porque estou há 22 anos nisso e vamos fazer. Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada”, afirmou. O presidente ainda garantiu que o acordo será assinado ainda este ano, com a mediação da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Durante sua participação no Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2024, Lula ressaltou a importância da colaboração entre o agronegócio e a indústria para o crescimento do Brasil.

“Não é indústria brigar com o agronegócio. Juntos, podemos crescer e fazer a diferença”, afirmou.

Por fim, o presidente reforçou que o Brasil precisa valorizar sua produção no comércio mundial, destacando que “nenhum país do mundo falará bem dos nossos produtos, da nossa indústria, do nosso agronegócio”.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil