Rio vai testar veículo áereo elétrico em viagens na Região Metropolitana

O Rio de Janeiro começará a testar voos autônomos utilizando aeronaves eVTOL, veículo elétrico com decolagem e pouso vertical. A novidade é do Aeroporto Internacional Tom Jobim em parceria com a startup brasileira de mobilidade aérea Micaelis. O acordo, com duração inicial de dois anos, conecta o RIOGaleão a destinos estratégicos na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A parceria inclui o desenvolvimento de um “vertiporto”, infraestrutura projetada para decolagem, pouso e operação das aeronaves eVTOL, integrada ao aeroporto. A meta é criar uma solução sustentável de mobilidade aérea, capaz de otimizar o fluxo de cargas e passageiros no RIOgaleão e estabelecer conexões rápidas, eficientes e com emissão zero entre o aeroporto e outros pontos estratégicos da cidade.

“Esta parceria reafirma nosso compromisso em transformar o RIOgaleão em um hub de inovação e sustentabilidade, conectando o Rio de Janeiro ao futuro da mobilidade aérea com uma alternativa de transporte eficiente. Como um dos motores da economia do estado, atuamos para atrair negócios disruptivos para a região”, disse Alexandre Monteiro, presidente do aeroporto.

 

Créditos da imagem: Divulgação RIO GALEÃO

Escrito por: Rafael Ajooz