Governo e Supervia firmam acordo para transição do serviço ferroviário a novo operador

O governador Cláudio Castro assinou, nesta terça-feira (26), um acordo com a Supervia para a transição do serviço de trens urbanos da capital e Região Metropolitana para um novo operador. O acordo será homologado pela Justiça em até uma semana.

Durante a assinatura, Castro afirmou que o processo de transição, previsto para durar entre seis e nove meses, visa “arrumar a casa”, reconhecendo que o atual serviço ferroviário é insatisfatório para os usuários. A Supervia continuará operando sob a supervisão direta do Estado durante esse período.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, destacou que o governo retomará parte do controle do sistema, o que permitirá melhorias nas estações, como a recuperação de escadas rolantes, muros e passarelas, além de combater áreas dominadas pelo tráfico.

Castro garantiu que não haverá aumento de tarifa durante a transição, e os benefícios das tarifas sociais seguirão válidos. O projeto de transição contará com investimentos de R$ 450 milhões, sendo R$ 300 milhões provenientes do tesouro estadual e do fundo soberano, e R$ 150 milhões da Supervia.

Como uma medida inicial, o governador anunciou a criação de um “Batalhão do Trem”, destacamento da Polícia Militar para reforçar a segurança nas estações. O número de agentes e a distribuição do efetivo ainda serão definidos.

A Supervia, que tem manifestado interesse em devolver a concessão devido a dificuldades financeiras, continuará sob análise do governo. A Companhia Paulista de Trens (CPTM) foi contratada para elaborar estudos sobre o sistema ferroviário, a um custo de R$ 2,4 milhões, com vistas a um novo edital de licitação para substituir a concessionária.

Enquanto isso, o ramal Belford Roxo enfrenta instabilidade devido ao furto de cabos, causando impactos no atendimento. A Supervia informou que, por questões de segurança, não há previsão de normalização do serviço, que é afetado por tiroteios constantes na região.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Cristina Boeckel/g1