Governo de Israel vota acordo de cessar-fogo no Líbano nesta terça-feira (26)

O governo de Israel se reunirá, nesta terça-feira (26), com o objetivo de votar uma proposta de cessar-fogo no Líbano. Mesmo o grupo extremista Hezbollah – com quem Israel está em guerra aberta desde setembro – não ter participado diretamente das negociações, o governo libanês garantiu que os militantes cumprirão os termos do acordo.

A proposta de cessar-fogo vem sendo debatida desde outubro. A intenção é garantir a Resolução 1701, aprovada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O texto põe fim às hostilidades entre Israel e Hezbollah e estabelece um cessar-fogo permanente, bem como a criação de uma “zona tampão” no Líbano – sede do grupo extremista.

Apesar de ter sido implementada há quase duas décadas, o governo libanês diz que Israel já violou a resolução mais de 7 mil vezes. O mesmo é dito pela ONU, que conta com mais de 10 mil soldados de paz ao longo da fronteira sul do Líbano e fronteira norte de Israel, a chamada “Linha Azul”, a fim de monitorar o cumprimento da resolução.

Créditos da imagem: Youtube

Escrito por: Rafael Ajooz