Delegados são alvos de operação da MPRJ contra fraudes em contratos da Fundação Saúde
Na manhã desta terça-feira (26), uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a possíveis fraudes em contratos da Fundação Estadual de Saúde. Dois delegados, Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil, e Eduardo Clementino de Souza, estão entre os alvos da ação, que investiga o direcionamento de contratos em favor das empresas Vidgel Vigilância e Segurança e Vidgel Serviços Terceirizados.
As investigações apontam para uma possível triangulação financeira envolvendo as empresas, Turnowski e o delegado Souza, com repasses financeiros indiretos. A operação ocorre após a apreensão de documentos e provas que indicam a participação de Turnowski em esquemas ilícitos. No local, foram encontrados cerca de R$ 62,4 mil em espécie.
A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ), com o apoio da Corregedoria Geral da Polícia Civil. O caso é um desdobramento de outras investigações que apontam irregularidades nas contratações de fornecedores para hospitais do estado. Turnowski e Clementino negam envolvimento com as fraudes.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil