Ator mirim Ygor Marçal denuncia racismo em escola na Zona Oeste do Rio: ‘Muito desconfortável, triste’

O ator mirim Ygor Marçal, de 11 anos, conhecido por seus papéis nas novelas “Amor Perfeito” e “Salve-se Quem Puder”, relatou ter sido vítima de racismo na escola particular em que estuda, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A denúncia foi feita por sua irmã, a atriz Fernanda Ribeiro, que usou as redes sociais para lamentar o ocorrido nesta terça-feira (26)

“Hoje, meu coração se aperta ao ver uma reportagem sobre o racismo que o Ygor vem sofrendo. É difícil colocar em palavras a dor de saber que alguém tão amado é alvo de preconceito e violência”, escreveu Fernanda. Ela detalhou que o irmão foi alvo de agressões verbais, exclusão e até apelidos racistas, como “macaco”, por parte de colegas de classe.

De acordo com Fernanda, um dos colegas de Ygor começou a agredi-lo verbalmente há algum tempo.

“Foi o mesmo que chamou o Ygor de ladrão quando achou que ele tinha pegado uma caneta sua e disse que ele não ia jogar bola com eles porque tinha ‘pretofobia’. Depois, outra colega o chamou de ‘macaco’. E, quando o Ygor foi ajudar na feira de empreendedorismo, essa colega disse que não queria ajuda de ‘pretinho’”, contou ao EXTRA.

Em entrevista ao EXTRA, Ygor revelou como a situação o afetou.

“Quando me chamaram de macaco, me senti muito desconfortável, triste. É como se tivesse uma parte de mim saindo. Eu não queria falar com a minha mãe para não acontecer alguma coisa, de ela ir lá, porque eu gostava muito daquela escola. Eu fiquei sem apetite”, relatou.

A situação afetou profundamente o comportamento de Ygor, que chegou a pedir à mãe para mudar de escola.

“Ele se fechou, não queria comer, não queria mais ir para a escola… É muito triste. E o pior é que, mesmo o pessoal do colégio sabendo de tudo, ninguém fez nada. A única coisa que fizeram foi chamar todas as crianças e pedir para escreverem o que gostavam nelas mesmas e o que o colégio poderia mudar”, desabafou Fernanda.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Larissa Vieira/Divulgação