Candidato de esquerda Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai

O candidato de esquerda Yamandú Orsi venceu a eleição presidencial do Uruguai, com 49,3% dos votos. Com 87% dos votos contabilizados, o resultado foi divulgado no fim da noite deste domingo (24), data do segundo turno da votação.

O opositor conservador Álvaro Delgado teve 46,4% dos votos.

“Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados”, disse o candidato de direita ao reconhecer a derrota.

“Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência [do povo uruguaio], e vamos fazer isso com sinceridade”, acrescentou Delgado.

“Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, finalizou Delgado.

A campanha de Orsi foi apoiada pelo ex-presidente José Mujica.

O candidato da esquerda já trabalhou como professor de história e também já foi governador de uma das regiões do Uruguai. Já Delgado é aliado do atual presidente, Luis Lacalle Pou. Veterinário, ele foi secretário da Presidência.

O presidente brasileiro Lula (PT) parabenizou Orsi pela vitória.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X.

“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, finalizou ele.

 

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz