Alerj realiza audiência pública para discutir equilíbrio ambiental do Bosque da Barra nesta segunda (25)

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará uma audiência pública nesta segunda-feira (25), para discutir os impactos do rebaixamento do lençol freático no Bosque da Barra e os riscos para a fauna local. A audiência, que acontecerá às 10h, na sala 1801 do Edifício Lúcio Costa, contará com a participação de especialistas, representantes do poder público e organizações ambientais.

O presidente da comissão, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), ressaltou a importância do Bosque da Barra como patrimônio ambiental e destacou a necessidade de soluções sustentáveis para o problema.

“O Bosque da Barra é um patrimônio ambiental do Rio de Janeiro e precisa ser preservado. Conto com a participação de todos que acreditam que o desenvolvimento precisa caminhar lado a lado com a preservação ambiental”

O foco da audiência será discutir o rebaixamento do lençol freático na área, os impactos ambientais e riscos à fauna silvestre, além de propor soluções para garantir o equilíbrio ambiental da região. Entre os convidados estão Renato Jordão Bussiere, presidente do Inea, e Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

O Bosque da Barra enfrenta uma crise ecológica desde o início das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto da Barra, que causaram a redução drástica do nível de água do lago principal. A seca ameaça diversas espécies locais, como jacarés-de-papo-amarelo e garças. A Prefeitura do Rio paralisou as obras e iniciou uma investigação sobre os danos ambientais.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução