Prefeitura apresenta Plano Operacional para Parada LGBTI+ neste domingo (24) em Copacabana
A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio Promete movimentar a orla de Copacabana com uma série de atrações. Neste domingo (24), a marcha promete reunir cerca de um milhão de pessoas. A concentração será na Av. Atlântica, na pista da orla, na altura da Rua Sá Ferreira (posto 5), a partir das 11h.
A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, montou um esquema especial de trânsito na região para garantir a segurança e a fluidez no trânsito durante o evento, a recomendação é que a população utilize o transporte público, já que o estacionamento em diversas vias será proibido. As interdições começam já na noite de sábado (23), a partir das 23h30, com a interdição da pista da Avenida Atlântica, junto à orla, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos, para a montagem dos trios elétricos.
No domingo, as restrições se intensificarão. A partir das 7h, será implantada uma Área de Lazer na pista da orla, ocupando o trecho da Avenida Atlântica entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel. Além disso, uma pista junto às edificações, da Rua Joaquim Nabuco até a Avenida Princesa Isabel, será interditada gradativamente à medida que o público começar a se concentrar na região.
A partir das 15h, as linhas de ônibus que circulam pela Avenida Atlântica terão seus itinerários desviados. As linhas no sentido Ipanema serão redirecionadas para a Rua Barata Ribeiro, enquanto as que seguem em direção a Botafogo farão desvio pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) também determinou o reforço das linhas dos ônibus que operam na região para atender ao grande fluxo de pessoas.
O MetrôRio, vai manter o funcionamento normal das 7h às 23h, com a Linha 2 operando entre as estações Pavuna e General Osório. A entrega orienta os passageiros a utilizarem as estações Cantagalo e Siqueira Campos, próximas ao evento, além de priorizar o pagamento por aproximação, facilitando o acesso.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Brenno Carvalho