Prefeitura de Niterói desapropria imóvel para criar Casa Afro voltada à cultura e empreendedorismo negro

A Prefeitura de Niterói anunciou a desapropriação do imóvel localizado na Rua Alexandre Moura, números 23, 25 e 29, no bairro de São Domingos, para a implantação da Casa Afro. O projeto visa oferecer políticas públicas e serviços voltados à população negra, com foco no fortalecimento da cultura de matrizes africanas e na promoção do empreendedorismo.

O local, que ficará ao lado do Castelinho do Gragoatá, será transformado em um Hub Criativo Afro, um espaço de troca de experiências e expressão da diversidade sociocultural. A Casa Afro também funcionará como um centro de apoio, oferecendo serviços como assessoria jurídica, assistência social, e apoio a projetos de empreendedorismo, com um atendimento especial para mulheres negras.

A gestão da Casa Afro será definida em diálogo com o movimento negro e contará com parcerias de instituições como a Unesco e o Ministério da Cultura. A proposta é que o imóvel também abrigue iniciativas de economia criativa em áreas como gastronomia, moda, beleza, artesanato, design e artes.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Sérgio Bonelli