Inelegível e investigado, Bolsonaro mantém plano de ser candidato em 2026

Segundo fontes ligadas a Bolsonaro, o indiciamento por tentativa de golpe de Estado não mudou seus planos de se candidatar a presidente em 2026, mesmo estando inelegível.

O plano que vem sendo relatado por interlocutores é o de Bolsonaro se lançar tendo um dos filhos como vice, o senador Flávio Bolsonaro por exemplo, e pedir o registro da candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O planejamento já vinha sendo avaliados nos últimos dias, mas foi reforçado nesta quinta-feira (21) após seu indiciamento pela Polícia Federal.

Por conta da inelegibilidade, é certo que a Corte deverá indeferir o registro, ao que Bolsonaro recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá ter o mesmo entendimento.

O entorno de Bolsonaro acredita que é dado como certo tanto que a Procuradoria-Geral da República irá denunciá-lo quanto que o STF deverá condená-lo à prisão. Por conta das diversas condenações (desvio de dinheiro com venda de joias, manipulação do cartão de vacina e o suposto planejamento do golpe), a defesa do ex-presidente vem enfraquecendo e as chances de anistia, caso seja preso, são mínimas.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Creative Commons