Especialistas pedem por mais vacinação contra crescimento de casos de dengue no verão
A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é “bastante preocupante”. A fala é do presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo. De acordo com o médico, a dengue é uma doença surpreendente, que vem sendo combatida desde a década de 80 com pouquíssimas vitórias. Chebabo argumentou que é preciso ampliar a aplicação de vacinas contra a doença a fim de permitir a proteção de um número maior de pessoas.
“A gente sabe que vai ser um verão quente e chuvoso. Já está assim e a gente ainda não chegou no verão, mas a dengue já começa a aparecer na primavera intensamente. Então, a gente tem uma preocupação grande em relação a essa temporada. A gente espera que a adesão à vacina contra a dengue seja ampliada e que a gente consiga vacinar uma parte maior da população, protegendo um número maior de pessoas. Esta é uma doença que traz bastante danos à sociedade, não só em termos de mortes como a gente tem visto recentemente, mas em termos de absenteísmo, sofrimento mesmo, de internação, então, é uma doença que não é simples. Mesmo os que passam por ela, dizem que nunca mais querem passar por ela”, relatou ele.
O médico foi um dos participantes da coletiva de apresentação da pesquisa inédita sobre o impacto da desinformação e das Fake News sobre a dengue, feita pela empresa multinacional de pesquisa e consultoria de mercado Ipsos e encomendada pela biofarmacêutica Takeda, com a colaboração da SBI. Foram entrevistadas 2 mil pessoas para compreender as percepções sobre a dengue, a vacinação em geral e sobre a doença.
“A gente sabe que uma das principais formas é através da vacinação e espera que o Ministério da Saúde com a Takeda, consiga ampliar a oferta de vacinas para gente proteger um número maior de pessoas, ampliar as nossas faixas etárias de vacinação, as cidades beneficiadas com o programa”, acrescentou ele.
Créditos da imagem: Palácio do Planalto
Escrito por: Rafael Ajooz