Rússia dispara míssil intercontinental contra a Ucrânia pela 1ª vez na guerra

A Rússia lançou um míssil balístico intercontinental em um ataque à cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, na quinta-feira (21), pela primeira vez desde o início de sua invasão em 2022, segundo a Força Aérea Ucraniana. Dias antes, Moscou havia anunciado que Kiev disparara pela primeira vez em mil dias de guerra mísseis de longo alcance, ATACMS, fornecidos pelos EUA contra o seu território, após da autorização do governo de Joe Biden.

“Um míssil balístico intercontinental foi lançado da região russa de Astrakhan”, afirmou, em comunicado, a Força Aérea de Kiev.

Esses tipos de mísseis são projetados para transportar ogivas nucleares e atacar a milhares de quilômetros de distância.

O disparo teria acontecido contra uma instalação militar na região fronteiriça russa de Bryansk, segundo a imprensa estatal. Os fragmentos de um míssil danificado provocaram um incêndio na instalação, que foi rapidamente apagado e não deixou danos, nem vítimas.

Um funcionário de alto escalão ucraniano confirmou à agência de notícias AFP o uso dos mísseis, entretanto o governo ainda não fez uma declaração oficial. A Rússia disse que o ataque marca “uma nova fase” do conflito e prometeu uma resposta “adequada”.

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz