Projeto que proíbe redes sociais para menores de 16 anos chega ao Parlamento da Austrália

A ministra das Comunicações da Austrália, Michelle Rowland, levou ao Parlamento, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que proíbe menores de 16 anos de acessarem as redes sociais. O objetivo, de acordo com ela, é mitigar os danos causados pelas mídias, uma vez que muitas crianças e jovens são expostos a “conteúdos prejudiciais” na internet.

“As redes sociais podem ser prejudiciais. Quase dois terços dos australianos de 14 a 17 anos viram conteúdo extremamente prejudicial online, incluindo abuso de drogas, suicídio ou automutilação, bem como material violento e hábitos alimentares inseguros. Este projeto de lei busca estabelecer um novo valor normativo na sociedade”, afirmou Michelle.

A ideia do governo é um sistema de verificação de idade para liberar o acesso às redes sociais, que pode incluir biometria ou identificação com base no banco de dados nacional. Se o projeto se tornar lei, as plataformas terão até um ano para desenvolver um meio para implementar a restrição de idade em suas redes.

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz