Para acabar com monopólio do Google, EUA propõem separação da empresa e venda do Chrome

O Departamento de Justiça e um grupo de estados solicitaram a um tribunal federal na noite de quarta-feira (20) que obrigasse a gigante da tecnologia Google a vender o Chrome, seu popular navegador da web, uma ação que poderia alterar de forma radical os negócios da companhia, avaliada em US$ 2 trilhões, e reformular a competição no mundo digital.

O pedido segue uma decisão histórica que em agosto alegou que o Google havia mantido ilegalmente um monopólio nas buscas on-line. O juiz pediu ao Departamento de Justiça e aos estados que moveram o caso antitruste que apresentassem soluções até o fim da quarta-feira para corrigir o monopólio de buscas.

Além da venda do Chrome, o governo pediu ao juiz que o Google escolhesse em: ou vender o Android, seu sistema operacional para smartphones, ou impedir o Google de tornar seus serviços obrigatórios em telefones que utilizam o Android.

Caso o gigante de buscas infringisse essas condições ou as soluções não melhorassem a concorrência, o governo poderia forçar a empresa a vender o Android no futuro.

 

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz