Festival de Acarajé promove segunda edição com shows na Praça Mauá neste fim de semana

A segunda edição do Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro promete ser ainda mais especial, com uma programação de shows ampliada e novo horário: de 12h às 20h, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. O evento, que busca consolidar-se como uma importante atração cultural e turística do calendário carioca, oferece entrada gratuita e é voltado para todos os públicos.

Nesta edição, trinta baianos e baianas de acarajé irão se revezar em dez barracas, trazendo uma verdadeira celebração da gastronomia afro-brasileira e de seus saberes ancestrais. Além das delícias típicas, o festival contará com uma feira de artesanato e apresentações musicais diversificadas, como rodas de samba, DJ sets e blocos afro.

Promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento antecipa as comemorações do Dia Nacional da Baiana do Acarajé, celebrado em 25 de novembro. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenadoria de Territórios e Diversidade Cultural e o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), reafirmando o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira.

Certificação e mapeamento de baianas e baianos de acarajé
Durante o festival, a Secretaria Municipal de Cultura dará destaque ao programa de cadastramento e certificação de baianas e baianos de acarajé, que busca regularizar a atuação desses profissionais históricos no Rio de Janeiro. A ação, que acontece ao longo do ano, também mapeia os territórios cariocas onde esses ofícios tradicionais são praticados, promovendo sua salvaguarda cultural.

Programação musical
Além das barracas de comidas típicas e artesanato, o festival contará com atrações que valorizam a música de matriz afro-brasileira:

– 22/11 – Sexta-feira
– 16h30 e 18h: Roda de Samba Mulheres da Pequena África
– Intervalos: DJ Flash (Baile Black Bom)

– 23/11 – Sábado
– 13h e 14h30: Roda de Samba As Pastoras de Aquilah
– 16h e 17h40: Roda de Samba Moça Prosa
– 18h30: Bloco Afro Lemi Ayò

– 24/11 – Domingo
– 12h: DJ Bieta
– 14h30: Bloco Afro Lemi Ayò
– 16h: Roda de Jongo com “Tambor no Valongo”

Foto: Divulgação/Babi Reis