OMS busca apoio do G20 para aumentar vacinação contra HPV e acabar com câncer de colo de útero

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, aproveitou sua visita ao Brasil durante o G20 para pedir ajuda aos países para aumentar a vacinação contra a HPV, doença sexualmente transmissível causadora do câncer do colo de útero. Ele utilizou as redes sociais para se pronunciar:

“Vamos tornar realidade a eliminação do câncer do colo do útero. (…) Esse é o único câncer que temos todas as ferramentas para eliminar.”

O vírus da HPV é frequente na população e na maioria dos casos, principalmente em homens, não possui sintomas iniciais, o que facilita sua proliferação através do contato sexual, a doença é a principal causadora do câncer do colo de útero, o terceiro mais comum entre mulheres junto com o câncer de mama e o câncer colorretal.

Atualmente o SUS possui vacinação contra o vírus para os seguintes grupos:

  • adolescentes de nove a 14 anos;
  • vítimas de abuso sexual;
  • pessoas que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos com idade entre nove e 45 anos.

O Brasil registra cerca de 6,5 mil mortes causadas pelo câncer de colo de útero anualmente, de acordo com o Ministério da Saúde em 2023 a cobertura vacinal no país para o HPV aumentou em 42% em comparação ao ano anterior.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Ricardo Stuckert/PR